Histórico:

Escola Estadual de Primeiro Grau  “Prof. Júlio Ridolfo” instalada em fevereiro/94, criada pelo Decreto Lei nº 8763 de 8 de Abril de 1994, situada no Jardim São Luís, Rua Natal Mussarelli, nº 150.  Essa obra foi terminada com recursos da Prefeitura Municipal de Araras, graças ao empenho, dedicação e preocupação do Sr. Prefeito Pedro Eliseu Sobrinho em dar aos bairros adjacentes uma escola para os alunos daquela região.

A EEPG.  “Prof. Júlio Ridolfo” é composta de alunos dos seguintes bairros:  Jardim Sobradinho,  Jardim Nova Olinda,  Jardim São Nicolau, Jardim  São Luis, Distrito Industrial I,II, III e Cidade Jardim.

Passou para E.M.E.F. Prof. Júlio Ridolfo em janeiro/98 na Administração Sr. Warley Colombini.

Por força da Lei Municipal nº 2.541, de 22 de julho de 1993, o prédio que abriga a Escola de Ensino Fundamental  no  Bairro Jardim São Luiz, no município de Araras, já enverga como patrono a figura querida do Professor Júlio Ridolfo.

Júlio Ridolfo era filho dos imigrantes italianos Cherubino Ridolfo e Luísa Aldrovandi Ridolfo, que aqui chegaram ao final do século e, dedicando-se ao comércio, instalaram-se em Piracicaba.

Em Piracicaba, na data de 5 de fevereiro de 1905, nasce Júlio Ridolfo, onde faz curso primário. O curso secundário é realizado no Seminário de Botucatu, cujo alto nível de ensino seria fundamental em sua vida profissional futura.

Completo o secundário, vai para o Rio de Janeiro, ingressando no curso de Medicina da Universidade Federal.

Independente por natureza, dispensa o auxílio dos pais e passa a lecionar para prover o seu próprio sustento.

Não se achando vocacionado, abandona o curso no terceiro ano e começa a trabalhar em jornais, inicialmente como repórter e depois como redator.

Continua o sacerdócio do ensino: latim, português e francês, e até mesmo algumas aulas de História Universal.

Vai para Campinas no início da década de 30, onde se instala e leciona no Instituto Cesário Motta, Ginásio Diosesano Santa Maria e Colégio Sagrado Coração de Jesus. Neste último, uma particularidade: como era escola exclusiva para moças e ele o primeiro professor do sexo masculino, suas aulas eram sempre acompanhadas por uma freira. Sinal dos tempos...

Fotos da escola